quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prata em Londres, Odair dos Santos tem recepção de herói em Limeira

Segundo colocado nos 1.500 metros da classe T11 do atletismo nos Jogos Paralímpicos, brasileiro é recebido pelo prefeito Orlando José Zovico



Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, o corredor Odair dos Santos foi recebido com festa na cidade de Limeira, na tarde desta terça-feira. Ao lado do guia Carlos Antônio dos Santos, o brasileiro foi o segundo colocado na prova dos 1.500m rasos classe T11, com o tempo de 4m03s66, ficando atrás do queniano Samuel Kimani, que estabeleceu um novo recorde mundial: 3m58s37.
Apesar de não ter conquistado o tão sonhado ouro em Londres, Odair dos Santos retornou à Limeira com status de herói e com a medalha de prata no peito. Ao lado de Carlos Antônio dos Santos - Bira -  (nos eventos paralímpicos, os guias também recebem premiação) e de sua família, ele foi recebido pelo prefeito Orlando José Zovico e outras autoridades da cidade.


Antes de chegar a Londres, Odair dos Santos intensificou seu treinamento. O atleta passou a treinar todos os dias com Fabio Breda, técnico nacional de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor técnico do Centro de Treinamento Limeira Paraolímpico, que também esteve presente à solenidade desta terça-feira.
A fase final de preparação de Odair aconteceu na cidade espanhola de Sierra Nevada. Neste local, o atleta realizou treinamentos em altitude, já que os kenianos têm como costume treinar neste tipo de adversidade, o que faz com que levem vantagem quando a competição em questão é realizada a nível do mar.


Odair dos Santos tem seis medalhas paralímpicas, porém, segue sem a medalha de ouro. Em Atenas-2004, ele conquistou duas de prata nos 1.500 e 5.000 metros, além de uma de bronze nos 800 metros. Em Pequim-2008, o brasileiro ficou com três de bronze, nas provas dos 1.500m, 5.000m e 10.000m.
Em Limeira, Odair dos Santos conta com a estrutura do Centro de Treinamento Limeira Paralímpico (CTLP), instituição que atende pessoas com deficiência física, visual e intelectual na área esportiva. O Centro oferece as modalidades de atletismo, natação e goalball.


Parabéns para Odair pelo atleta e exemplo que és, e em especial ao seu guia, o nosso querido Bira, que junto de nosso atleta paraolímpico trouxe esse resultado fantástico para o Brasil, porém, independente disso, o importante foi ter representado a nossa pátria e mostrar ao mundo e principalmente para o nosso próprio país, o valor do esporte paraolímpico brasileiro e o quão ele deve ser incentivado e apoiado tanto pelo governo federal, quanto empresas privadas e principalmente pela própria população!!! Eles fizeram a parte deles lá em Londres, consagrando o nome de nosso país, agora falta a nós fazermos a nossa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário