quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Herói paraolímpico, Andre Brasil sonha com vaga nas Olimpíadas do Rio

'Não me sinto ídolo, mas quero chegar mais à frente e saber que eu fiz o meu papel', disse o nadador, dono de cinco medalhas nos Jogos de Londres

 


Ao posar para as fotos, Andre Brasil ajeita cuidadosamente as cinco medalhas que carrega no peito. Com três ouros e duas pratas nas Paraolimpíadas de Londres, o nadador já se acostumou ao peso extra. Mas, de volta ao país depois de se consagrar como um dos maiores nomes da história do esporte paraolímpico nacional, ele quer mais. E, embora ainda não saiba quais serão seus passos até 2016, Andre mantém o sonho de disputar, também, os Jogos Olímpicos do Rio.
Quando criança, Andre sofreu poliomielite (paralisia infantil). Passou por um longo processo de tratamento, mas que não evitou algumas sequelas. Ainda assim, disputa provas tradicionais ao lado de nadadores sem deficiência. Com bons resultados pelo Pinheiros, o dono de dez medalhas paraolímpicas (foram cinco nos Jogos de Pequim) acredita que poderia conquistar uma vaga no revezamento 4x100m livre nos Jogos do Rio.


- É um sonho. Pode não acontecer, pode ser que eu consiga ir apenas para o Pan. Mas é um sonho. E eu vou tentar estar na seleção olímpica. [...] Ali, em Londres, não me senti um nadador com deficiência. Sou um atleta como (Michael) Phelps, (Cesar) Cielo. Sou um nadador para 2016 - afirmou Andre.
Estar nos Jogos Olímpicos não é o único sonho de Andre. Com alguns dos melhores resultados do Brasil em Londres, o nadador diz que a torcida ainda não encara o atleta paraolímpico como um ídolo. Ele, no entanto, acredita que os Jogos do Rio podem ajudar a mudar esse panorama.
- Os atletas paraolímpicos são referência, mas não são ídolos. Mas quero mudar isso. Ver, lá na frente, atletas com resultados ainda melhores que os meus. Acho que estamos em um caminho bem bacana, com alguns tropeços no caminho. No Brasil, o esporte paraolímpico ainda depende muito das ONGs. Sou um abençoado, tenho um clube e patrocinadores fortes para me ajudar. Mas, às vezes, concentramos em poucos atletas e esquecemos o básico. Estamos engatinhando. São 30 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, mas muitas delas estão largadas. [...] Não me sinto ídolo, mas quero chegar mais à frente e saber que eu fiz o meu papel.


Nos Jogos do Rio, Andre, de 28 anos, ainda não sabe se terá condições de disputar todas as oito provas que nadou em Londres. Afirma que deverá “enxugar” a lista até 2016. Nome a ser batido em suas provas nos últimos Jogos, o nadador afirma que sentiu o cansaço pesar em algumas disputas.
- A sensação que eu tive era de que eu era o nome a ser batido em Londres. Pouco importa se sou atleta olímpico ou paraolímpico, o que quero é sempre elevar o esporte a um nível diferente. Mas acho que senti um pouco o peso da idade. Ficou mais pesado. Foram dez dias, com provas em oito. Algumas eliminatórias eu precisei fazer bastante esforço, me doeram muito mais do que em Pequim. Com 28 anos, saí dos 400m (prova em que ficou fora do pódio), muito mais cansado.Tive alguns resultados prejudicados por isso. Saí com um pouco de decepção, queria seis medalhas individuais, não importava a cor. Mas a grande lição foi que chegou o momento de focar mais nos resultados que eu posso conquistar, enxugar um pouco as provas.
Para Andre, falta uma divulgação maior do esporte paraolímpico fora da época de grandes competições. Mas o nadador acredita que a situação pode melhorar até 2016.
- Nós temos um calendário, boas competições. O que nós não temos é divulgação. Eu brinco e digo que o esporte paraolímpico é como um cometa. Falam sobre isso umas semanas antes dos Jogos, durante os Jogos e duas ou três semanas depois. Quando passar, ninguém vai querer falar do Andre, do Daniel (Dias), da Terezinha (Guilhermina). Com certeza, mudou muita coisa. Quatro anos atrás, a realidade era outra.

Confira as medalhas de Andre em Londres:
§         prata nos 200m medley SM10
§         ouro nos 100m borboleta S10
§         ouro nos 50m livre S10
§         prata nos 100m costas S10
§         ouro nos100m livre S10 da natação


André Brasil, este brasileiro que carrega o nome de nossa própria em eu sobrenome, merece o reconhecimento de todos, pois és uma pessoa incrível, um atleta dedicado e de um caráter inquestionável!!! Parabéns pelas suas vitórias, pois elas foram conquistadas com o suor do seu rosto, contando azulejo por azulejo, até se consagrar em Londres!!! Que essa história ganhe só mais uma vírgula e que esperamos a sua presença e mais uma consagração no Rio 2016!!! Valeu André Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário