sexta-feira, 8 de março de 2013

Com Alan Fonteles e Daniel Dias, Neymar festeja indicação ao Laureus

'É uma honra', diz craque. Velocista que venceu Pistorius em Londres e nadador com seis ouros em 2012 disputam,entre atletas com deficiência


Pela primeira vez, o Brasil receberá uma edição do Prêmio Laureus. A festa, que coroa os atletas que foram destaque no ano de 2012, será na próxima segunda-feira, 11 de março, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, com transmissão do SporTV, a partir das 19h (de Brasília). Apesar de ser o país do futebol, o Brasil só teve um atleta deste esporte premiado até o momento: o ex-atacante Ronaldo Fenômeno, em 2003. Desta vez, o craque Neymar, do Santos, tem a chance de aumentar o número. Ele foi indicado na categoria Revelação do Ano.
Os concorrentes do atacante são a nadadora chinesa Ye Shiwen, o velocista granadino Kirani James, a ginasta americana Gabby Douglas, o nadador francês Yannick Angel e o tenista britânico Andy Murray, número 3 do ranking mundial da ATP.
- Participar de um prêmio tão importante no esporte é uma honra muito grande para mim, ainda mais porque nesse ano a cerimônia vai ser aqui no Brasil. Só de ser indicado já fico muito feliz - relatou o craque.
Ronaldo foi eleito na categoria Retorno do Ano. Em 2002, o ex-atacante havia sido pentacampeão da Copa do Mundo, com a seleção brasileira, além de sagrar-se artilheiro da competição, com oito gols em sete partidas. Isso tudo após a recuperação de uma lesão que o deixou 15 meses fora dos gramados, sofrida em 2000, quando ainda defendia o Inter de Milão, da Itália.
O cartão de visitas de Neymar para o Laureus deste ano tem apenas um título: o Campeonato Paulista. Mas os feitos na temporada são relevantes. Ele chegou ao seu centésimo gol na carreira, somando clube e seleção brasileira, no dia de seu aniversário, 5 de fevereiro, em derrota para o Palmeiras, por 2 a 1. O camisa 11 ainda entrou na seleta lista de maiores artilheiros do Santos, ao completar 100 gols pelo clube, na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, no dia 29 de abril. Além disso, no dia 3 de novembro, fez três gols contra o Cruzeiro no estádio Independência, em Minas Gerais, e foi ovacionado pela torcida rival.


Além do craque, o país tem outros dois nomes na disputa pelo "Oscar do Esporte" em 2013. Na categoria Melhor Esportista com Deficiência, o nadador Daniel Dias e o velocista Alan Fonteles lutam pelo prêmio. O primeiro já é veterano no Laureus. Nascido em Campinas, ele foi indicado em 2008 e 2009. Na segunda vez, foi premiado. No ano anterior, havia conquistado nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim, sendo quatro de ouro.
O nadador, que nasceu com má formação congênita dos membros, afirma que se vê ainda mais forte neste ano. Afinal, brilhou nas Olimpíadas de 2012. Em Londres, foram seis ouros em seis provas individuais, sendo cinco recordes quebrados.
- Eu me vejo mais qualificado. É um momento incrível na minha carreira e espero que seja consolidado com o prêmio. A expectativa é das melhores. Quero que o prêmio fique no Brasil. Mas nem estou pensando muito para não ficar nervoso (risos) - disse Daniel Dias.
Mas, para levar o prêmio, terá de derrotar o compatriota Alan Fonteles. Com apenas 20 anos, o velocista biamputado surpreendeu o sul-africano Oscar Pistorius nos 200m rasos T44, em uma arrancada espetacular na reta final da prova, em Londres. Nascido em Marabá, no Pará, ele ficou com o ouro na ocasião. Em 2008, em Pequim, já tinha levado uma prata.
- Eu acho bom demais. Ganhar o Laureus é o nível máximo que um atleta pode chegar, é um prêmio importantíssimo. É um reconhecimento por  tudo que eu fiz no ano de 2012. Estou bastante ansioso de estar lá no prêmio, por concorrer e, é claro, para vencer - comentou o velocista.

Daniel Dias vê italiano Alessandro Zanardi como forte candidato

Além dos brasileiros, a disputa ainda tem o paraciclista italiano Alessandro Zanardi, o jogador de basquete cadeirante Patrick Anderson, a velocista namibiana Johana Benson e o corredor em cadeira de rodas britânico David Weir. Para Daniel Dias, é uma honra competir com Alan Fonteles. Mas, além do compatriota, ele aponta Zanardi como um dos favoritos por conta de sua história de superação. O ex-piloto de Fórmula 1 teve as duas pernas amputadas por conta de um acidente sofrido em 2001, com 34 anos, quando competia pela CART, antigo campeonato de monopostos dos Estados Unidos. Em 2012, aos 45 anos, foi ouro nas Olimpíadas, no autódromo de Brands Hatch.


- O Alan é um menino com um grande futuro, tem muito a conquistar. Superar o Pistorius foi fantástico. O Zanardi é um grande atleta, pela superação que teve, ganhar aquela medalha, tem toda uma história por trás disso. Mas espero que o prêmio fique no Brasil. Se o Neymar levar, vai ser incrível. Pena que não dá para os três ganharem, né? (risos). Isso mostra a ascensão do Brasil. Estamos crescendo - opinou o nadador.
A volta por cima de Zanardi deu a ele o Prêmio Laureus de Retorno do Ano em 2005, já que, apenas dois anos após o acidente, conseguiu entrar no Campeonato Mundial de Turismo com um carro adaptado e ganhar algumas corridas. Alan Fonteles prefere não apontar um favorito entre os outros concorrentes. Para ele, o importante é que o prêmio fique para um brasileiro.
- São três grandes brasileiros que estão levando o nome do país. Isso é muito legal. O Brasil está muito forte. É muito importante para o nosso país - garantiu Fonteles.
Além do próprio Daniel Dias, em 2009, e do ex-atacante Ronaldo Fenômeno, em 2003, o skatista Bob Burnquist foi premiado como Atleta de Ação do Ano, em 2002. No ano anterior, ele levou um ouro e um bronze nos X-Games da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário