sexta-feira, 2 de março de 2012

Beleza e deficiência não são opostos

Kica de Castro trabalha com 80 modelos com deficiência em todo o país.
Demanda cresce, mas preconceito ainda predomina, afirma ela.

 


"Aqui, ninguém usa Photoshop", alerta a fotógrafa Kica de Castro para quem entra em seu estúdio, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo. "E sou muito grata à tecnologia HD, que mostrou que todos têm defeitos, ajudou a reassaltar a imperfeição". Kica tem 35 anos e há 12 anos trabalha com fotografia para deficientes. Primeiro, num centro de reabilitação, fazendo fotos de prontuários e fichas médicas. "Era tudo muito frio e eles ficavam inibidos de ter que ficar sem roupa e ser fotografados com uma plaquinha, como numa prisão."
Foi então que ela resolveu dar mais vida para a sala de fotos. "Fui na 25 de março e comprei tudo que você pode imaginar de quinquilharia. Aí, quando os pacientes vinham, fazia quase um editorial de moda com eles, até ficarem a vontade para a foto médica".


Kica percebeu que tudo mudou no seu trabalho, e os pacientes começaram a pedir books de moda. Vendo a demanda, ela começou a pesquisar e viu que a Europa está avançada na moda para deficientes. Após uma viagem para a Alemanha e muita pesquisa e contatos, ela abriu, em 2007, a "agência de modelos para profissionais com alguma deficiência" que leva seu nome. Hoje ela trabalha com 80 modelos em quase todo o Brasil;
Em suas fotos, os aparelhos ortopédicos aparecem como acessórios. "Acho que agora as pessoas estão conseguindo enxergar que beleza e deficiência não são palavras opostas, mas ainda existe muito preconceito", diz ela. Até hoje, ela diz que a agência faz mais trabalhos para fora do Brasil.



Concluindo: Realmente quando li a reportagem fiz questão de postá-la no Blog, pois só quem trabalha e vivência a questão de pessoas com Deficiência sabe a real noção, importância e desafio que a fotógrafa Kica de Castro enfrentou e dar o merecido valor ao seu trabalho, pois sabemos as dificuldades, barreiras e preconceitos que sofremos ao trabalhar com essa população, e ela através de suas lentes retratar isso com tamanha beleza é realmente indescritível .... que as pessoas apreciem mais ainda este belo e excelente trabalho e que sirva de incentivos para novos trabalhos e idéias, evidenciando ainda mais a nossa tão sonhada Inclusão.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário