O presente estudo teve como objetivo identificar e caracterizar o Professor de Educação Física da Rede Municipal da Educação envolvido com a inclusão de alunos com necessidades especiais quanto a sua formação, preparação, estratégia de ensino e recursos pedagógicos. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas com os referidos professores de maneira qualitativa e exploratória. Através da análise de dados constatamos a nossa hipótese inicial, na qual encontramos docentes parcialmente preparados em várias vertentes, desde a questão de não conseguir realizar efetivamente a inclusão, até mesmo o conhecimento parcial sobre o assunto e como agir pedagogicamente frente a uma situação de alunos com necessidades especiais. O docente de Educação Física deve possuir o conhecimento e a identificação diagnóstica de cada aluno com necessidade especial para organizar seu programa e planejamento de atividades físicas possibilitando o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social, ou seja, um desenvolvimento global harmônico. Acreditamos que é primordial uma base sólida em sua graduação na questão da Educação Física Adaptada, para que efetivamente consiga realizar essa inclusão trabalhando a motivação e potencialidades desses alunos, bem como necessita de um auxílio do município em relação a recursos pedagógicos, materiais e formação continuada para que a cada dia, possa realizar efetivamente um processo de inclusão dentro da escola e consiga refletir essas ações para toda sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário