A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas conseqüências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.
Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamentos em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular/nervoso dos trabalhadores. A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da Ginástica Laboral uma ótima oportunidade de trabalho para o Profissional de Educação Física.
Define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.
Portanto, a Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
A ginástica laboral evita fadiga muscular e também acidentes de trabalho, corrigindo posturas físicas inadequadas.
Para Fontes (2001) a ginástica laboral é uma atividade física diária, realizada no local de trabalho com exercícios de compensação por movimentos repetidos, para a ausência de movimentos e para postura incorreta no local de trabalho. Lima (2003) diz que existem adaptações fisiológicas, físicas e psicológicas. A saúde social é um fator importante em nossas vidas.
Alguns benefícios para os colaboradores:
§ Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
§ Correção de vícios posturais;
§ Estimulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
§ Maior integração no ambiente de trabalho;
§ Melhora a flexibilidade e mobilidade articular.
Alguns benefícios para a Empresa:
§ Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
§ Estimula o trabalho em equipe;
§ Melhora na produtividade;
§ Previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais.
Dentre muitos outros benefícios, destaca-se sempre a importância real da Ginástica Laboral nos locais de trabalho, tanto para a parte física como social dos colaboradores e das empresas. Ginástica Laboral, Adote esta idéia!